Há alguns meses eu mandei um email para a comunidade cadastrada aqui no Blog do email Marketing fazendo a seguinte indagação. Quais são suas dúvidas sobre email marketing? A idéia principal deste questionamento era sinceramente saber o que mais estava pegando com os leitores do blog, o que eles queriam saber.

Confesso que não acreditava em receber alguma resposta à indagação que fiz e fiquei muito surpreso em abrir minha caixa de email e ver várias pessoas fazendo os mais diversos questionamentos sobre email marketing. Eis aqui a primeira resposta respondida.

Pergunta: Tenho inúmeras dificuldades em conseguir vender meus produtos por e-mail marketing. Tentei várias “fórmulas mágicas” sem nenhum sucesso.

Pergunta de Geraldo Banas, do Site Blog do Banas.

A verdade é que não existem “formulas mágicas”. Temos que pensar inicialmente, antes de qualquer estratégia sobre quais são nossos objetivos primários e secundários. Se o objetivo primário é vendas, existem vários fatores que podem contribuir para o checkout do carrinho em sua loja. Se você tem feito email marketing para sua loja, o primeiro passo é você entender como está o relacionamento com o seu cliente (ou com sua lista de emails).

Existem muitos emails inválidos? Qual á taxa de abertura dos emails? Qual é a taxa de cliques? O email marketing tem efetivamente atraído os seus clientes para o site ou loja?

Bom, para responder essas perguntas, você precisa primeiro analisar os relatórios de email, dados de visitas do site, etc para poder ter um parâmetro geral de como está tudo isso. Se os clientes estão clicando em seu email e indo para o seu site. Se mesmo assim não compram, então você precisa repensar o seu site ou produtos oferecidos:

1 – Verifique a navegação do site

Pense como usuário, verifique se fica fácil quando entra em seu site encontrar o que precisa, de quantos cliques você precisa para chegar ao seu objetivo ou até a página do produto. Deixe sempre as informações mais prioritárias na home de seu site, facilite a navegação. Crie banners de publicidade, vá direto ao ponto.

2 – Seu site precisa passar segurança

Pra comprar pela internet, a primeira coisa que todo usuário pensa é se o lugar onde estou navegando é realmente seguro, se meus dados não vão se perder no meio do processo, se vou comprar o produto e vou receber, tudo isso temos que levar em conta pois as pessoas são desconfiadas e com razão, pois existem muitas fraudes na internet. (Escrevi um artigo bem interessante sobre segurança na internet no meu Blog Web Analítica: Compras na internet, como não trocar gato por lebre, olha lá pra ver algumas dicas sobre comprar com segurança).

3 – Pesquise os preços da concorrência

Verifique como está o seu preço em relação à concorrência, faça pesquisas, veja detalhes de entrega, custo de frete, qualidade do produto, as pessoas analisam muito tudo isso antes. Pesquisas comprovaram que cada vez mais pessoas pesquisam na internet antes de fazer uma compra.

4 – Minha lista de emails está sendo efetiva?

Analise os dados de seu email marketing. Se você usa algum ferramenta para envio, a maioria delas tem relatórios analíticos para ver como está a taxa de abertura, cliques, emails inválidos, etc. Se existem muitos emails inválidos ou se eles não existem, então isso quer dizer que sua lista está desatualizada. Atualize ela, faça uma higienização da lista, veja se vale a pena ter uma lista antiga ou comprada. Sempre é bom pensar em iniciar do zero, se necessário. Uma dica muito boa também é você criar uma lista promocional. Ofereça descontos pra cadastrar nesta lista, faça algum tipo de promoção, sorteio, ou qualquer coisa que vai deixar o usuário à vontade para incluir seu email.

Bom, por enquanto acredito que seja só isso.. Espero que tenha respondido as suas dúvidas.

Se tiver mais alguma dúvida ou sugestão pra colocar, pode deixar aqui que vou criar um post específico no blog respondendo-as.

Grande abraço e sucesso.