Pergunta do leitor Jeferson.

—–

Vou tentar responder da maneira mais objetiva possível. Cair na caixa de spam é um problema muito comum no envio de campanhas de email marketing, porém, não está totalmente relacionado com as palavras do conteúdo de seu email. É claro que palavras consideradas como SPAM, como as que menciono no artigo de 100 palavras consideradas como SPAM já são carimbadas pelos servidores de email e hospedagem e por isso já caem imediatamente na pasta.

Existem outros fatores que você deve levar em consideração para que seu email não caia na caixa de SPAM. O primeiro deles é o formato de sua mensagem. Se está mandando a mensagem totalmente como imagem, pode ser que ela caia imediatamente na caixa. Uma mensagem bem feita possuindo HTML e Textos juntos vai fazer diminuir este problema.

Outra questão que você precisa observar é se os seus cadastrados (a sua lista) fizeram a opção por receber o email, pode ser que eles tenham marcado seu email de contato como negativo no seu programa de email (gmail, hotmail, etc) e por isso sendo negativado você está caindo nesta caixa. Para isso, fazer uma higienização da lista (excluir aqueles contatos que são antigos e que não abrem seu email) é uma boa opção.

Peça para seus leitores ou cadastrados adicionarem seu email como Contato em seu serviço de email e marcar suas mensagens como Confiável. Isso vai minimizar muito o problema.
As ferramentas de envio de mail da atualidade (Mailchimp, Getresponse, benchmark, etc) já possuem uma maneira de verificar quais usuários marcaram sua mensagem como SPAM ou negativa.

Então, estes são alguns fatores principais:
1 – Palavras carimbadas
2 – Formato do EMAIL (Não faça tudo em imagem)
3 – Verifique se sua lista realmente optou por receber as mensagens
4 – Faça uma higienização de sua lista
5 – Peça para seus cadastrados adicionarem seu email e mensagens como confiáveis.

É isso gente, se tiver alguma sugestão ou dúvida, por favor compartilhe.

Abraço.