Veja dicas de como criar uma estratégia inicial de newsletter

As mensagens do tipo “newsletter” são uma ótima maneira para você se conectar com seus clientes, atrair mais tráfego, educá-los, informar, ensinar sobre seus produtos e, também, gerar mais negócios.

Isso parece ser uma tarefa bastante simples. Muita gente poderia dizer: “Bom, é só pegar meu outlook, colar um conteúdo ali, encher de coisas bonitinhas e, boa..”. Pode parecer muito fácil, mas não use este tipo de exemplo pois pode ser um tiro na culatra.

Para que tudo corra muito bem, você ou sua empresa precisa fazer um planejamento inicial.

 

Como Começar?

Primeiro você vai precisar decidir seus objetivos de negócio. Pode ser somente enviar notícias de seu mercado ou de novidades de sua empresa ou também colocar dicas rápidas para utilização de produtos ou serviços que você oferece em sua empresa. Mas, eu diria, se você quer utilizar esta estratégia para engajar seus clientes, mostrando sua autoridade num assunto, NUNCA FAÇA ESTE EMAIL PROMOCIONAL. O mundo está cansado disso. Todo mundo está cheio de receber SPAM em sua caixa ou emails de ofertas. Se você quer fazer emails promocionais, faça isso separadamente, com uma lista específica para isso.

Outra questão importante a saber é para quem você vai enviar essa mensagem. São clientes fiéis, são prospects, qual é o perfil destas pessoas que receberão sua mensagem?

Você precisa conhecer sua lista, saber com quem está tratando, com qual público sua empresa vai conversar. Isso vai determinar a sua mensagem, que tipo de texto vai enviar, que linguagem irá utilizar, qual identidade visual deverá padronizar.

Eu separei algumas dicas para você iniciar sua estratégia de envio de newsletter.

 

Dicas para a criação de sua newsletter

Tenha uma identidade visual clara e chamativa

Uma das questões mais importantes de sua newsletter ao definir objetivos e conhecer o público é o design de seu email. É necessário que sua identidade visual seja coerente com a proposta de marca de sua empresa, para que o seu leitor se identifique rapidamente com as informações.

A tipografia deve usar “fontes de sistema” pois quando o leitor de email do usuário abrir sua mensagem, se tiver um tipo de letra que ele não tem instalado, tudo vai mudar e você vai perder aquele formato visual que utilizou no design. Utilize, de preferência, fontes sem serifa pois esta mensagem será lida no computador, tablet ou celular. Você deve levar em consideração todos os tipos de leitores possíveis e que os usuários hoje são multitela. Padronize os títulos, tamanho de fonte, cores, tudo o mais.

As fotos devem chamar a atenção para o conteúdo e falar a mesma língua do que está sendo comunicado. Elas são determinados para tornar o seu conteúdo atraente e reforçam a mensagem para que o usuário abra o texto completo em seu site.

Não utilize backgrounds complexos, sua mensagem deve ser carregada também em texto, então, não preciso nem dizer que ela não deve ser uma imagem só. Normalmente os backgrounds complexos não abrem nos leitores e você vai perder tudo o que fez. O fundo deve ser, de preferência com uma cor sóbria e sólida.

Inclua em sua mensagem, botões de Chamadas à Ação (Call to Action), torne fácil a navegação por seu conteúdo fazendo com que o usuário clique para abrir sua mensagem no site. Já em seu site, forneça opções para que o leitor possa retornar à news para ler as outras informações. Tenha uma versão de sua newsletter também no seu site.

 

Site com Design de Newsletters

Para quem precisa de dicas de design para newsletters, você pode clicar no banner do GraphicRiver aqui embaixo e irá encontrar boas idéias de como pode padronizar sua mensagem. Se quiser comprar algum, com PSDs, HTMLs e tudo mais já prontinho pra você, eles tem designs a partir de U$1. Eu uso muito em minhas campanhas e na agência que trabalho.

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Crie uma Linha de assunto chamativa e direta

Se a linha de assunto de sua mensagem não for direta e chamativa, a probabilidade de seu e-mail ser aberto é quase zero. Criar boas linhas de assunto são uma arte e faz parte do espetáculo.

Você precisa ser específico para explicar sobre o que seu boletim de notícias é e também criativo o suficiente para dar alguma personalidade à mensagem.

Faça experimentações com diferentes linhas de assunto, fazendo testes A/B para ver quais funcionam melhor com seu público específico. As principais ferramentas de envio de email marketing tem esta funcionalidade para saber qual exemplo funciona melhor.

 

Compartilhe conteúdo atraente e educacional

Claro que não há problema em falar sobre seus produtos e serviços por algum momento, mas a maioria do seu conteúdo deve se concentrar em agregar valor, fornecendo conteúdo educacional.

Não seja tão promocional em suas mensagens. Procure usar a sua newsletter para engajar seu cliente, tornando-o um leitor assíduo. O relacionamento com seu cliente e venda de produtos para ele faz parte do processo.

Pense em perguntas que os seus clientes têm feito sobre seus produtos e serviços e responda-as nos conteúdos que serão compartilhados nesta mensagem. Você vai cativar o seu cliente e fará com que ele se sinta respeitado com a sua ajuda.

Não faça mensagens longas demais. As pessoas não tem tempo hoje para ler seus emails e tome cuidado com os erros de português.

 

Escolha corretamente a Ferramenta

Existe uma infinidade de ferramentas de envio de email marketing e newsletter no mercado. Escolha aquela que melhor pode se adequar à sua necessidade. Tenha em vista, primeiro de tudo, qual a quantidade de emails que estão em sua base de dados. Isso vai fazer diferença no momento da contratação.

Pense em ferramentas que podem automatizar o seu processo de envio, algumas delas te ajudam na configuração e criação de seu template. A maioria já tem muitos modelos prontos para você utilizar em sua empresa, possibilitando mudança de cores e inclusão de seu logotipo.

Dê preferência para ferramentas de envio já consolidadas no mercado como Mailchimp, Benchmark Email (Tem uma versão no Brasil), GetResponse, entre outras. Essas ferramentas já estão incluídas nos maiores portais como empresas responsáveis e que já fazem o seu filtro AntiSpam mesmo antes da newsletter ser enviada.

Escolhendo a ferramenta certa você vai possibilitar que sua mensagem seja efetivamente enviada e entregue à sua lista.

Periodicidade do Envio

Tome cuidado com a quantidade de envios desta mensagem. Não sobrecarregue seu leitor com muitas mensagens de uma vez. Crie uma periodicidade para fazer isso e com bom senso para que não force seu cliente a dar um “Sair da Lista”. Crie uma rotina para fazer este envio consciente. O ideal mesmo é enviar ao menos uma vez por mês para que sua empresa também não caia no esquecimento.

Teste suas mensagens

Uma vez que você iniciar o envio de newsletters, você tem a chance de experimentar.

Não tenha medo de brincar com suas linhas de assunto, formatação e apela à ação para ver o que funciona melhor para o seu público específico.

Como mencionei antes, utilize os testes A/B das ferramentas de envio para ter certeza de qual Linha de Assunto será aberta.

Verifique também se sua mensagem não está caindo na caixa de SPAM. Se isso estiver ocorrendo, será necessário revisar toda sua estratégia e diagnosticar o porquê que isso está acontecendo.

 

Concluindo

Enviar suas mensagens de newsletter periodicamente fará com que você desperte a atenção de seu leitor para os conteúdos novos que estão publicados no seu site. Isso fará com que o tráfego de seu site aumente e também com que o seu cliente lembre que você existe. Fornecer informação e educar sua lista é uma boa maneira de ditar as regras do seu mercado e também de criar proximidade com seus usuários.

Se tiver alguma dúvida sobre ferramentas ou informações novas que eu talvez não tenha incluído no artigo, por favor, não deixe de me avisar.

Por hoje é só. Um grande abraço e ótimo 2015.