Perguntas respondidas à Renata Rosa, da MRV Informática.

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Fico feliz que tenha mandado as suas dúvidas. Na medida do possível estou respondendo-as uma a uma.. Pra mim é uma alegria imensa poder ajudar de alguma forma. É claro que nem sempre a gente consegue responder tudo mas quando assim acontece nós pedimos “ajuda dos universitários” não é mesmo?

Bom vou tentar responder as suas perguntas da maneira mais simples e direta possível ok? Segue abaixo:

1 – Existe um modelo padrão para o formato de email marketing?

Bom, não existe um modelo padrão, o ideal é que você tenha sempre em mente que existem vários tipos de plataformas hoje em dia (celulares, tablets, desktops, etc) que estão sendo utilizadas para abertura dos emails e é sempre bom pensar nisso. O mais coerente sempre é você criar um modelo que a gente chama de Híbrido. O que seria este modelo? O modelo híbrido é aquele que tanto um leitor de emails mais simples como os mais utilizados possam abrir o email. Muitos usuários deixam como padrão abrir o email em formato texto e por isso você, ao criar sua peça, você deve criar um HTML que tenha textos e imagens. Nunca use uma imagem inteira como peça da comunicação. Esses emails já caem diretamente na caixa de SPAM e não vão ser lidos. Quando for criar este HTML, nas imagens, use a TAG ALT para que ela seja lida mesmo que não aberta pelo leitor de emails. Isso já é para o seu programador, o formato do HTML deve ser utilizando tabelas. Muitos leitores de email ainda não lêem formatos mais novos de programação html. Peça a ele para criar um html que possa ser ajustado facilmente também nos smartphones.

Dá uma lida neste artigo, creio que vai te ajudar:
http://www.emailmarketingblog.com.br/5-dicas-para-uma-boa-campanha-de-email-marketing-dica-5-formato-do-email/

2 – Em qual programa deve ser criado?

Existem vários softwares para criação de peças de email marketing e normalmente estes já utilizam temas prontos que vão te ajudar em todo esse processo aí em cima. A maioria destas ferramentas já usa editores com o sistema “Arrasta e solta” que você pode livremente colocar quais elementos deseja na peça (cabeçalhos, imagens, textos, compartilhamentos sociais, etc).

Vou citar algumas dessas ferramentas que tem o modelo freemium (grátis para até 2000 emails) e em um outro post no blog posso falar de cada uma delas:
1 – Mailchimp – É uma das ferramentas mais usadas no mercado profissional, possui cadastro grátis para até 2000 emails. A única desvantagem dele é que não tem versão em português, mas acredito que logo vai ser liberada.
2 – Benchmark Email – Chegou recentemente ao Brasil, já tem uma versão toda em português e tem uma versão grátis para até 2000 emails também.
3 – GetResponse – Também é uma das mais utilizadas. Tem uma versão free também.
4 – eGoi – Tem versão em português e também cadastro livre para 2000 emails se não me engano. A vantagem dela é que também pode monitorar as redes sociais.

Bom, tem outras no mercado, alias, uma infinidade, mas essas são as melhores.

3 – Qual a periodicidade boa para manter relacionamento sem estressar a base?

Isso é um pouco difícil dizer, tudo vai depender de sua estratégia de marketing.. Se for utilizar emails promocionais, tenha cautela. Envie-os com um intervalo de 15 dias entre eles. Se você for enviar emails de conteúdo, pode pensar em mandar 1 ou 2 por semana. Mas isso é algo que você vai sentir no decorrer do processo. Se verificar que o opt-out (descadastrar) está aumentando com o motivo de quantidade grande de emails você vai ter que repensar a estratégia.

4 – Como criar relacionamento com clientes, como iniciar as ações corretamente?

Primeiro de tudo você vai precisar ter uma lista limpa, de pessoas que realmente autorizaram o recebimento de informações em seu email. Crie uma lista do zero, se necessário, ofereça promoções ou descontos em troca de cadastrar seu email. Deixe claro para eles que não vai exagerar no envio e encher a sua caixa de email.

Depois o mais correto é começar devagar oferecendo conteúdo relevante e que responda as dúvidas de seus clientes ou prospects. Faça um planejamento de ações.

5 – Trabalho com um tema muito segmentado e vamos começar a utilizar e-mail marketing como forma de relacionamento, como escolher os temas, e como planejar essa divulgação sendo coerente e interessante para o cliente e prospects?

Vou tentar responder já complementando também a resposta da anterior.
Planeje muito bem suas ações antes de começar qualquer estratégia.
Pense nas principais dúvidas e dores de seu público-alvo. Defina este público muito claramente e também seus objetivos para cada um deles. Pode ser que em seu nicho de mercado você tenha públicos distintos e para isso terá que fazer estratégias separadas.
Vamos supor, você pode ter clientes que já compram em seu site ou em sua loja física, para esses a comunicação será totalmente diferente do que para aqueles que estão procurando o seu produto pela primeira vez.
Em relação aos temas para escolher, faça uma lista de temas que são as principais dúvidas de seus clientes. Veja as principais perguntas feitas para sua equipe de vendas e responda-as através de artigos linkados aos emails.

Tenha muito claro quais são seus objetivos (vendas, educar a lista, fornecer informação, engajar clientes)
Se você tem o objetivo de iniciar uma estratégia e não tem lista ainda, então faça da maneira que mencionei acima. Selecione tópicos, dúvidas principais, responda elas. Uma outra dica importante é você buscar estes questionamentos em fórum de perguntas e respostas como o Yahoo respostas mesmo. Lá você vai encontrar muitas dúvidas e pode ser um ponto de partida para iniciar a geração de conteúdo.
Faça um calendário de conteúdos para criação destes artigos. Além de nutrir sua lista, você vai aumentar o numero de visitas em seu site vindo do Google, através de buscas orgânicas.

Se tiver um ecommerce e quer mandar seus emails para os clientes da loja, comece com emails promocionais dos produtos mais vendidos. Depois aproveita os calendários promocionais como o Black Friday.

Separe muito bem sua lista. Segmente ela por evento, cidade, categoria, promoção que fez. Desta maneira você vai poder enviar emails que atinjam o alvo certo.

Bom, acho que é isso. Se tiver alguma duvida a mais, por favor me envie.