Os celulares, especialmente os smartphones, tornaram-se bens indispensáveis para a vida pessoal e produtividade do negócio. A maioria dos profissionais de marketing não sabem quantos de seus assinantes leem e-mails em seus dispositivos móveis. Mas com a crescente popularidade dos smartphones, como o Blackberry e o iPhone, é seguro dizer que um número cada vez maior de pessoas usam seus celulares para outras atividades além de falar, como ler e-mails. Tome nota das seguintes estatísticas:

  •  67% dos usuários de e-mail B2B (entre empresas) leem seus e-mails em seus dispositivos móveis (MarketingSherpa, 2008)
  •  64% das pessoas com poder de decisão leem e-mails em seus dispositivos móveis (MarketingSherpa, 2008)
  •  55% dos consumidores atualizam seus dispositivos móveis para receber e-mail em qualquer lugar (Pesquisa da Epsilon, 2009)

Isso muitas vezes representa um problema para e-mails HTML. Nem todos os dispositivos móveis exibem páginas HTML corretamente. Alguns retiram as suas imagens ou as empilham verticalmente, enquanto exibem apenas a parte do texto da página HTML. Outros dispositivos mostrarão apenas um texto simples.

Fique atento para que seus emails sejam lidos em qualquer dispositivo. Ipads, iphones, smartphones, desktops. Você deve levar em consideração tamanho de tela, quantidade de texto, imagens em exagero, URLs mais curtas, tudo isso para que seus emails tenham o máximo de conversão e leitura.  Tenha em mente, além disso, de ter um formato TXT de sua mensagem. Muitos leitores configuram o seu webmail ou software de leitura para não ver mensagens HTML. A maioria das ferramentas de envio de email marketing já disponibilizam esta versão em sua configuração. Pense nisso!

Veja aqui todos os artigos da série