Antes de mergulhar de cabeça em uma estratégia para integrar as mídias sociais em seu e-mail marketing, você deve primeiro se certificar de que você esteja implementando as melhores práticas gerais em seu e-mail marketing. A integração com mídias sociais não irá aumentar os resultados do seu e-mail marketing se suas campanhas de e-mail forem ineficazes, mal escritas ou mal projetadas. Então, vamos voltar ao básico por um momento e discutir algumas diretrizes gerais do e-mail marketing.

1 – Comece com um Banco de Dados Organizado

Um banco de dados de contatos organizado e completo é a base para o sucesso do seu e-mail marketing. Assim como o telemarketing se tornou algo indesejado para muitas pessoas, o mesmo acontece com o e-mail marketing não solicitado. Portanto, a melhor maneira de garantir que você colha informações de qualidade é obtê-las diretamente com a permissão do contato. É por isso que o e-mail marketing feito com consentimento oferece melhores taxas de resposta, aumenta a confiança na marca de sua empresa e melhora os resultados.

Para montar o seu banco de dados basta simplesmente solicitá-los. Toda comunicação ou ponto de contato com seus possíveis e atuais clientes deve começar e terminar com a solicitação de um endereço de e-mail. Construa sua lista de assinantes onde quer que você se conecte com as pessoas, seja através do contato com clientes durante a prestação de serviços ou durante as vendas, eventos e reuniões, emails do dia-a-dia, um livro de visitas na loja ou através do seu site ou blog da empresa.

De acordo com um estudo realizado pelo Grupo Transact Media, 57% dos entrevistados irão preencher um formulário para receber alertas de e-mail quando solicitado. Como o e-mail se tornou uma forma muito popular de comunicação, solicitar o endereço de e-mail de uma pessoa é menos invasivo do que pedir o seu número de telefone.

Determine a eficácia de cada técnica, avaliando o seguinte:
Visibilidade: O quão destacado o seu formulário para inscrição aparece em seu site, páginas de destino ou outras formas de comunicação?
Transparência: Será que o seu processo de inscrição parece profissional e confiável? Você oferece aos usuários a opção de selecionar a assinatura ou a caixa de seleção já é pré-marcada?

Flexibilidade: Você permite que seus assinantes escolham o tipo de conteúdo que gostariam de receber bem como selecionem a frequência e formato preferidos?

Continuidade: Você envia a novos assinantes uma mensagem individual de boas-vindas depois que eles se inscrevem?
Tente se inscrever em seu próprio banco de dados de e-mail e isso irá ajudá-lo a identificar algumas áreas que poderiam ser melhoradas em seu processo de inscrição / assinatura.

Fonte: WSI