Uma das principais dúvidas de quem está começando no e-mail marketing é a respeito de inclusão de vídeos no corpo de suas mensagens. O fato é que a maioria dos softwares de envio não permitem que o vídeo seja incorporado no conteúdo por uma simples questão de tecnologia ou performance. Porém, esta é uma grande combinação.

Segundo informações de uma pesquisa realizada pela Wistia, incorporar vídeos ao conteúdo da mensagem faz com que a taxa de abertura aumente em mais de 300%. O vídeo também é atraente, rápido e amigável a dispositivos móveis, por isso não é nenhuma surpresa que ele pode ser um ótimo complemento para o seu e-mail. Mas como você pode ter certeza de obter o máximo proveito de colocar um vídeo em sua campanha de e-mail?

Então vamos às dicas:

1 – Use uma imagem em miniatura e não a incorporação de vídeo

Muitos serviços de e-mail não estão preparados e não acompanharam a evolução da internet e por isso ainda não é possível incorporar o código de seus vídeos no corpo da mensagem. Uma saída muito simples e eficaz é incluir ao invés do vídeo, uma imagem em miniatura com uma ilustração de play sobreposta.

Uma grande vantagem de utilizar esta prática é que você inclui o vídeo dentro do contexto de todo o conteúdo do site, o que pode aumentar a navegação para o restante das informações. Além disso, você ganha a capacidade de analisar as visualizações do vídeo através do Google Analytics.

video-no-email

Imagem de newsletter do Canal Dieta e Saúde

2 – Utilize autoplay

Já que você vai incluir apenas uma imagem com o botão, então aproveite para deixar o vídeo de sua landing page com o play automático, assim fica claro que no momento que o usuário clicar ele vai assistí-lo.

Essa usualmente não é uma questão muito bem aceita por profissionais da área web em qualquer outro tipo de site, mas neste caso deve ser utilizado para que facilite a visualização.  Sua audiência vai se sentir muito a vontade em não ter que clicar duas vezes em um botão de play.

 

 3 – Use imagens que atraiam atenção

Aproveite para utilizar imagens de chamada que possam seduzir o usuário no momento que visualizá-la em seu email. Esse é um momento bacana para você utilizar-se de bom humor e um apelo emocional. Inove, inclua mensagens persuasivas, imagens que realmente vão incentivar o leitor à chamada para ação (call to action).

Coloque imagens de demonstrações de produtos (um infográfico seria uma boa opção), a foto do depoimento de um cliente conhecido ou até mesmo uma foto/ilustração inteligente para seu canal diário.

Aproveite e mantenha a linguagem visual em seu site para que não haja nenhum ruído ou perda de atenção no momento que o seu leitor cair na página do vídeo.

 

Faça uso destas dicas importantes. Tenho certeza de que com isso você aumentará e muito a abertura e cliques de seus emails.

Obrigado pela leitura. Aproveite e deixe seus comentários a respeito do artigo.

Um grande abraço e até o próximo post.