Diga se isso nunca aconteceu com você. A semana inteira você entra no seu e-mail e encontra uma infinidade de mensagens de SPAM em sua caixa de email. Os assuntos são os mais variados possíveis: “Você ganhou na loteria!!”, “Por favor, ajude-me. Eu tenho alguns milhões que precisam ser investidos com uma pessoa de confiança.”, “Viagra!”,  “Grátis”, “Promoção!!”, “Site por R$99.00!”, etc etc e tal.

É claro que a maioria de nós ao visualizar um assunto destes vai imediatamente apagar a mensagem ou enviá-la para sua caixa de SPAM.

Porém, existem alguns mecanismos nos servidores de e-mail que já fazem isso automaticamente seguindo vários critérios e um algoritmo próprio que facilita este processo. São os filtros ANTI-SPAM.

Para aqueles que precisam criar campanhas de e-mail marketing este é um tema muito pertinente, pois necessitam estar atentos para estes filtros e terem o máximo de atenção na criação de suas mensagens alcançando assim uma menor taxa de rejeição por parte dos sistemas de envio.

 

Como trabalham os Filtros ANTI-SPAM?

Os filtros de spam trabalham com uma longa lista de critérios que ajudam na decisão se o seu e-mail é um lixo eletrônico ou não. Eles procuram por frases como “CLIQUE AQUI!” ou “GRÁTIS”, “COMPRE AGORA!”. Através destes critérios e palavras minuciosamente analisadas os filtros atribuem uma pontuação em sua mensagem cada vez que encontram estas frases. Alguns critérios alcançam mais pontos que outros e isso é feito através de um software instalado principalmente em servidores Apache chamado SpamAssassin.

 

O filtro funciona dando uma pontuação a cada mensagem que entra, baseado em diferentes “testes” que faz analisando todo o conteúdo da mensagem. De acordo com esta análise, ele acrescenta cabeçalhos na mensagem que informam o seu “nível de spam”, e os testes nos quais ela caiu. Em particular, a mensagem recebe um score. Se o score ficar acima de 5, a mensagem é incluída num arquivo chamado “bulk (e-mails em massa)” dentro da pasta do usuário. Se o score da mensagem atingir um nível acima de 14 ela é automaticamente enviada para a pasta SPAM. As mensagens com pontuação menor que 5 são aquelas que chegam em nossa caixa de entrada. Porém, estes números são variáveis em cada servidor e eles são frequentemente atualizados e armazenados num banco de dados cada vez que um usuário manda uma mensagem para sua pasta de Lixo Eletrônico.

Segundo informações de entrevista postada no site da Campaign Monitor, alguns casos como do Gmail,  não utilizam  o SpamAssassin como filtro e sim critérios como engajamento dos seus usuários e participação se aproveitando de informações e mensagens que o próprio assinante inclui em sua caixa de SPAM.

 

Veja algumas frases e pontos dados pelo SpamAssassin:

  • Fala sobre um ganhar dinheiro (0,193 pontos)
  • Contém assunto urgente (0,288 pontos)
  • Dinheiro de volta garantido (2,051 pontos)

Os filtros de SPAM estão em constante crescimento e adaptação e compartilham informações uns com os outros para manter este banco de dados atualizado.

 

Como faço para evitar que minhas mensagens caiam na caixa de SPAM?

Os itens mais importantes a serem analisados no momento que você for criar sua mensagem de e-mail são o campo “De” e “Assunto”. Estes 2 ingredientes-chave vão convencer o leitor a abrir ou não seus e-mails. Ignorar a importância destes elementos fará com que seus destinatários nunca vejam sua mensagem. É muito provável que ela seja engolida pelo filtro de SPAM no momento que chegar ao e-mail/destino.

Erros comuns no e-mail marketing:

  • Usar frases de SPAM como “Clique Aqui!” ou “Uma ótima oportunidade!”
  • Encher a mensagem ou o assunto de pontos de exclamação !!!!!
  • Usar textos em CAIXA ALTA no campo assunto, trazendo a sensação de estar gritando com o usuário.
  • Fontes com cores brilhantes como vermelho ou verde.
  • Códigos HTML feitos de maneira relaxada, geralmente usando recursos como conversão de um arquivo do word em HTML.
  • Incluir um e-mail em HTML feito somente de uma imagem gigante, com pouco ou nenhum texto.
  • Usar a palavra “teste” na linha do assunto (normalmente são utilizados por agências ao enviar rascunhos aos clientes para aprovação).
  • O envio de um teste para inúmeros destinatários dentro de uma mesma mensagem (o próprio firewall da empresa pode assumir que isso é um ataque de spam).
  • Utilizar as palavras e frases da lista abaixo de maneira exagerada.

 

As 100 palavras e frases que podem cair na caixa de SPAM

Algumas das palavras vão ser filtradas pelo próprio cliente de e-mail, enquanto outras poderão ser marcadas como SPAM pelo próprio usuário.

 

LIVRE, atenção, oi, urgentemente, imediato, amigo, escondido, para você, STOP, fora, oferecer, agora, quente, incrível, satisfação, agir agora, aplicar agora, agora só, como se vê, como se vê na TV, evitar, ser seu próprio patrão, trabalhar em casa, em casa, comprar, ligue agora, bônus em dinheiro, o caixa livre, dobrar sua renda, ganhar $, marketing multi nível, ganhar dinheiro, ganhar dinheiro, pago semanalmente, dinheiro a sério, ganhar dinheiro, renda extra, dinheiro rápido, o pagamento imediato, o pagamento atrasado, gestão de fundos, de acesso gratuito, dom gratuito, informação livre, a informação que você pediu, veja isso, a oferta livre, liberdade financeira, medicina, soft tabs, cialis, xanax, valium, vicodin, Viagra, Levitra, plantas medicinais, alargamento, clique aqui, aberto agora, dê uma olhada, leia agora, não exclua, isso não é spam, recolher, comparar, consolidar, $ $ $, crédito, débito, saia dívida, eliminar a dívida, reduzir sua taxa de hipoteca, refinanciar, as taxas mais baixas de seguros, seguro de vida, empréstimos, caro amigo, desconto, perder peso, grau em linha, marketing online, farmácia on-line, oportunidade, prometeu que, sites de busca, adolescente, vencedor , você é um vencedor, sua família, seu won e-mail, por favor me ajude, o pedido de parceria, Deus te abençoe, comprar agora, oferta de emprego!, tempo limitado, destinatário desconhecido.

Adicione a esta lista de palavras e frases de tudo que tem algo a ver com a farmácia e pornografia e palavras escritas em maiúsculas, pontuação extra, dis org um texto iz_ed, seguido por $ $ $, ou 100%, 50%, etc

Depois de olhar uma lista tão grande como essa você deve estar se perguntando. Mas como vou evitar de usar tantas palavras? A solução é muito simples: utilize uma linha de assunto que você mesmo abriria, algo que não é muito chamativo, mas que desperte o interesse do leitor.

Utilize na configuração de seu e-mail o “De” com o nome familiar ao que o assinante realmente se relaciona ou que fez o opt-in no momento de seu cadastro. Lembre-o de que maneira fez o cadastro e através de qual mecanismo foi feito.

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Fontes:

http://www.benchmarkemail.com/blogs/detail/the-100-worst-spam-words-and-phrases
http://mailchimp.com/resources/guides/how-to-avoid-spam-filters/html/

http://www.akna.com/dica-evite-palavras-negativas-no-seu-e-mail-marketing-faca-o-download-da-lista-completa-e-atualizada/

http://pt.wikipedia.org/wiki/SpamAssassin